Objetivo do curso
Entre os anos de 2016 e 2022 a “investigação de discrepâncias” esteve entre os 10 temas com mais observações registradas pelo FDA. Estes dados se repetem em todas as agências reguladoras. A maioria das empresas não possui um processo robusto de investigação de Desvios e Investigação de Ações Corretivas e Preventivas (CAPAs). Causa raiz atribuída a “Erro Humano” é frequentemente registrada, sem justificativa documentada para garantir que erros ou problemas de processo, de procedimento ou de sistema não tenham sido negligenciados. CAPAs considerados “pobres/fracos” como “Retreinamento” e “Revisão de procedimentos” ainda são largamente propostos.
Diante desse cenário um processo de investigação de Desvio e Não Conformidades estruturado e eficaz, assim como a promoção da cultura de CAPAs em todos os níveis da organização, desenvolvendo a capacidade individual de solução de problemas, tornam-se cada vez mais importantes na indústria farmacêutica nacional.
O CDPI montou esse curso visando promover conhecimento para aqueles que trabalham em todas as áreas das indústrias farmacêuticas impactadas pelas Boas Práticas de Fabricação. O objetivo do curso é trazer um olhar diferenciado para investigações de desvios/não conformidades, reduzindo reincidências e aumentando a produtividade.
-
Introdução na Investigação de Desvios
-
Identificação e Classificação de Desvios
-
Identificação de causa-raiz
-
Uso de ferramentas: