Objetivo do curso
O CDPI, sob coordenação do Diretor Poatã Casonato, em parceria com os Especialistas das Indústrias Farmacêuticas, apresenta o curso Prático/teórico em Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE/HPLC) – Conceitos Fundamentais e Avanços Tecnológicos. Este curso tem o objetivo capacitar profissionais envolvidos em laboratório de controle de qualidade, desenvolvimento analítico e validações analíticas em Cromatografia Líquida de Alta Eficiência Ampliar a aplicação dos métodos analíticos por Cromatografia líquida (HPLC/UHPLC) (CLAE, em inglês: High Performance Liquid Chromatography, HPLC) é a técnica analítica de separação mais desenvolvida e empregada nas indústrias químicas, farmacêuticas, radiof, cosméticos, petroquímicas, laboratórios de análises ambiental e forense, além de aplicações nas áreas médicas e em muitos outros campos da ciência e da pesquisa. A capacidade de separar espécies em misturas complexas fez da CLAE/HPLC uma técnica essencial para fins qualitativos e quantitativos. Para alcançar resultados precisos e fidedignos, os ensaios por CLAE/HPLC devem ser realizados por profissionais altamente qualificados e treinados.
Neste contexto, este curso de atualização visa proporcionar ao aluno os conceitos teórico-práticos fundamentais e os principais avanços tecnológicos direcionados à necessidade de análises mais rápidas e mais eficientes. Desta forma o aluno sairá do curso com os conhecimentos mínimos necessários para o entendimento e aplicação da técnica CLAE /HPLC nas diversas áreas do conhecimento.
-
Teoria cromatográfica: conceito histórico de cromatografia, tipos de cromatografia (partição, íons, adsorção, exclusão…)
-
Princípios de funcionamento do HPLC (bomba, injetor, forno/coluna e detector). Parâmetros críticos de cada componente (fluxo, temperatura, proporção de fase móvel, volume de injeção, etc.);
-
Falhas comuns no sistema cromatográfico (bolhas, vazamentos e contaminação, por exemplo) e como detectar;
-
Problemas comuns com a análise (perda de resolução, cauda, picos fantasmas, ruído, anomalia em linha de base e pratos teóricos, por exemplo): como interpretar e detectar as possíveis causas;
-
Aplicações atuais na indústria farmacêutica, cosmética, alimentícia, pesquisas biológicas, química e petroquímicas, medicina e dopping, além de outras.