Entidade internacional reúne diversas empresas de saúde para aprimorar o entendimento sobre terapia digital no tratamento de inúmeras doenças.
A Eurofarma, multinacional farmacêutica de capital brasileiro com atuação em 22 países e a que mais investe em inovação no Brasil, acaba de se filiar à Digital Therapeutics Alliance (DTA), entidade sem fins lucrativos que tem como visão avançar no desenvolvimento de soluções terapêuticas digitais para apoiar a transformação do sistema de saúde global. A companhia é a primeira multinacional farmacêutica da América Latina a realizar este movimento de filiação.
“Este é um passo importante para nós, pois nos aproxima das principais empresas de terapia digital do mundo, possibilitando identificar oportunidades de parceria e negócios que beneficiem os pacientes na América Latina”, comenta Érica de Menezes, gerente do EurON Ventures, frente de corporate venture da Eurofarma responsável por investimentos em startups.
Fundada em 2017, a DTA reúne indústrias farmacêuticas globais, healthtechs, operadoras de saúde e outras organizações do sistema de saúde para refinar o entendimento sobre terapia digital e direcionar para o desenvolvimento, aprovação regulatória e comercialização das inovações.
Esse propósito tem conexão com a Eurofarma, especialmente com a frente de Saúde Digital da companhia, que compõe a plataforma EurON. Em 2023, a empresa apresentou ao mercado o Scrolling Therapy, uma iniciativa inovadora e experimental de reconhecimento de expressão facial e alimentada por inteligência artificial, que permite que pacientes com a doença de Parkinson interajam nas redes sociais usando expressões faciais. “Essa foi a nossa primeira entrega oficial de uma solução digital. Com a filiação à DTA, queremos acelerar o lançamento de alternativas complementares aos pacientes em variados campos da saúde”, complementa Pereira.
DNA Inovador da Eurofarma
Inovação faz parte da dinâmica da Eurofarma há muitos anos e, por isso, é a companhia brasileira farmacêutica que mais investe nessa frente, inclusive, com ela sendo um de seus pilares rumo ao crescimento sustentável. Somente em 2023, foram mais de R$ 680 milhões direcionados para projetos de inovação, incluindo a frente digital e de startups, além de Pesquisa & Desenvolvimento.
Também em 2023, a Eurofarma lançou o EurON, que nasceu com o objetivo de unificar a transformação digital da empresa em uma única e forte marca capaz de transmitir todas as suas iniciativas de maneira sinérgica. Junto com a frente de Saúde Digital, a marca ainda comporta as frentes de Dados, Inovação Aberta, Six Sigma e Corporate Venture.
Fonte: PFARMA