Indústria 4.0 é tema de workshop que reúne os maiores heads do segmento industrial farmacêutico

Por Egle Leonardi

Mais de 150 heads da indústria farmacêutica – das áreas de tecnologia, industrial e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – participaram do Workshop de Inovação e Indústria 4.0, promovido pelo CDPI Pharma, em 18 de setembro, em São Paulo (SP).

“Durante o evento, que reuniu especialistas, presidentes, diretores e profissionais de destaque, foram discutidas e exploradas as últimas tendências, desafios e soluções inovadores associados à Indústria 4.0. Com isso, o CDPI proporcionou um ambiente onde inteligências e tecnologia se juntaram para descobrir que existem mais caminhos e mais futuros tecnológicos para a indústria mundial”, destacou o CEO do CDPI Pharma e do Ephar Instituto Analítico, Poatã Casonato.

O Workshop serviu como uma plataforma para a troca de ideias, aprendizado e networking, proporcionando aos participantes uma visão aprofundada de como as novas tecnologias estão transformando o setor industrial farmacêutico.

Pessoas e máquinas

Para abrir as mais de dez trilhas de conteúdo e experiências – que aproximaram pessoas, tecnologias, máquinas e ecossistemas – o workshop contou com a expertise do diretor da Farmanguinhos, Jorge Mendonça.

Em seguida, o CEO da Cogtive, Reginaldo Ribeiro, palestrou sobre o tema Evolução Industrial: OEE Eletrônico, TPM e EBR. Na ocasião, ele falou sobre o robô humanoide e outras tecnologias e suas infinitas possibilidades, afirmando que o sistema é que tem de se encaixar ao usuário e compreender as necessidades dele. “A liderança industrial é responsável por 20% da produtividade de uma fábrica”, afirmou.

A diretora da Labvantage, Adriana Paz, defendeu o assunto: Evolução Laboratorial – LIMS, ELN e Integridade de Dados.  Ela ressaltou a tecnologia, Inteligência Artificial (IA) e a importância dos laboratórios, defendendo que eles são os olhos da operação, tornando-se a fonte de dados para todo o processo.

Falando sobre Paradigmas Culturais da Tecnologia: o que impede as empresas de evoluírem nas tecnologias, o CEO da IFGO, Fábio Bussinger, explicou como lidar com a tecnologia na indústria farmacêutica e o que impede de as empresas evoluírem nesse tema. “A liderança é fundamental nesse processo”.

Em seguida, participaram do painel Excelência Operacional: o COO diretor Executivo da EMS, Cândido Ouro Preto; o CEO da Amfarma Consulting, Amarai Furtado; o V.P. da Biolab, Marco Aurélio; a V.P. da Farmanguinhos, Elda Falqueto; a CEO. da BSP Pharma, Bruna Speroni; e o diretor da Fette Compacting America Latina, Geisom Becker.

Entre ouros temas, eles falaram da importância da capacitação de pessoas e o desenvolvimento contínuo para a excelência operacional, sobre integridade e segurança de dados, suas soluções, ferramentas e desafios, da Integração de pessoas e de negócios e ferramentas como IA, OEE (Overall Equipment Effectiveness) etc. O papel da alta liderança – que é ser o propulsor da mudança e fazer com que os elos aconteçam entre os players do setor – também foi extremamente debatido no painel.

Leia também:  Ascensão da biotecnologia amplia oportunidades na indústria farmacêutica

Para falar sobre Evolução de Governança: ESG, Indicadores, Excelência Operacional e Liderança, o convidado foi o CVP da Novo Nordisk, Reinaldo Costa, que mencionou os números de produção da empresa, exportação, visão etc. ressaltou também o posicionamento da empresa com foco no indivíduo e a simbiose com todos os stakeholders. Como visão, em 20 anos a fábrica não vai usar nenhum produto da natureza, ressaltando que 40% do consumo de água já vem da chuva. 

O diretor Industrial da BOSCH, Julio Monteiro, palestrou sobre a Indústria 4.0 e Informações para Otimização de Processos. Na ocasião, ele contou sobre a estrutura da Bosch, com quase 430 mil colaboradores no mundo, e mencionou o faturamento, de 2023, que atingiu 91,6 bilhões de euros. Finalizando, mostrou a digitalização da manufatura implementada na empresa.

Inteligência Artificial

Já o CEO da Estatpharma, Dorival Leão, abordou o tema: Armazenamento de Dados na Nuvem e Inteligência Artificial. Ele ressaltou o problema da IA e o armazenamento de dados em nuvem, que permite o processo mais flexível e econômico: “Com IA é possível prever e resolver problemas de armazenamento.  A combinação de armazenamento em nuvem permite a análise de grandes volumes de dados, extraindo insights valiosos que podem orientar decisões estratégicas e impulsionar a inovação”.

A palestra A convergência da Indústria 4.0 e a Produção Contínua: Revolucionando a Produção de Dosagem Sólida Oral, foi proferida pelo diretor da GEA, Michael Van Den Bossche, em uma conferência on line, diretamente do exterior. Ele falou sobre o Grupo GEA e a sinergia das indústrias 4.0 e as plataformas Consigma, ressaltando o big data e a conexão de tecnologias digitais, entre outros matérias.

 Para finalizar, participaram do Painel: Tecnologia Industrial – Aplicabilidade no Desenvolvimento e na Qualidade Industrial, o responsável pela GGFIS da Anvisa, Jean Miranda; a diretora da Libbs Farmacêutica, Márcia Bueno; o diretor de R&D da Aché Laboratórios, Édson Bernes; o diretor da Vitamedic, Rafael Fernandes; o diretor da Labor Estabille, Jimmy M.Valencia; e o responsável pela GGFIS da Anvisa, Marcos Gomes.

Graduação da Indústria Farmacêutica

O CDPI Pharma está com turmas abertas para o Curso Superior de Tecnologia – Gestão da Produção Industrial (com certificação reconhecida pelo MEC), destinado à formação de nível superior Industrial, que oferece a compreensão 360° da dinâmica industrial farmacêutica, desde a cadeia de suprimentos, áreas produtivas, controle de qualidade, garantia da qualidade, assuntos regulatórios, logística e mercado. Ela visa capacitar o aluno para análise de dados gerais, como compreensão dos custos, desperdícios, estudos de capacidade, demanda e viabilidade afins, fornecendo abordagens técnicas e científicas para compreender o Ciclo de Vida de Produto, entre outras expertises.

Para se preparar para atuar nessa área, tão desafiadora e rentável, saiba mais sobre o Curso Superior de Gestão, Tecnologia e Produção Industrial, clicando AQUI.

 

Participe do nosso grupo de WhatsApp para receber notícias relacionadas à indústria farmacêutica. Clique aqui e faça parte do seleto grupo CDPI Notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *