Inteligência artificial na indústria farmacêutica
Empresas que automatizarem casos de uso da IA podem dobrar seu lucro operacional em 2030.
Acreditamos que o futuro da indústria farmacêutica e do setor de assistência à saúde será personalizado e digital, com fronteiras cada vez mais difusas entre prevenção e tratamento. A inteligência artificial (IA) está acelerando a convergência entre as indústrias farmacêutica, de saúde, tecnologia e produtos de consumo, com grandes benefícios para cada uma delas.
As empresas farmacêuticas podem liderar essa transformação e incorporar a IA diretamente em novos produtos e serviços ou lucrar indiretamente usando a IA para tornar seus processos mais produtivos e eficientes.
Neste relatório, abordamos o valor indireto da IA e seus casos de uso.
Principais conclusões
- As empresas farmacêuticas que automatizarem completamente os casos de uso da IA em suas organizações podem dobrar seus lucros operacionais.
- As operações respondem por 39% dos casos de aplicação de uso da IA, com resultados na eficiência dos custos de produção, materiais e cadeia de suprimentos.
- A área de P&D responde por 26% do impacto, seguida pela comercial (24%), com a IA gerando eficiência no desenvolvimento de novos medicamentos e abrindo novas formas de interação.
- As funções de suporte contribuem com 11% do impacto, considerando que a IA impulsiona a velocidade e a eficiência nos processos de suporte, como TI, finanças, RH, jurídico e compliance.
- No total, as empresas farmacêuticas poderiam registrar um ganho adicional de US$ 254 bilhões em lucros operacionais até 2030 em todo o mundo, presumindo um alto grau de automatização dos casos de uso da IA. Esse valor adicional incluiria US$ 155 bilhões nos EUA e US$ 33 bilhões na Europa (Área Econômica Europeia, Suíça e Reino Unido)
Três estratégias essenciais que as empresas farmacêuticas devem seguir para concretizar todo o potencial da IA.
- Organize-se para executar: as empresas farmacêuticas precisam avaliar e desenvolver estruturas organizacionais que permitam a execução rápida de suas prioridades. Até o momento, modelos híbridos de entrega, que envolvem provedores de nuvem em larga escala e parceiros de implementação, são mais rápidos em comparação com as soluções internas lideradas por TI ou fornecedores.
- Crie incubadoras: a criação de processos para incubar a inovação e formação de equipes dedicadas à experimentação com modelos e novas tecnologias (como plataformas LLM Ops) estão definindo quem será líder em IA e quem será apenas seguidor.
- O Retorno sobre Investimento (ROI) acompanha a adoção: à medida que a IA for implementada, a forma como os negócios são conduzidos mudará significativamente, causando grande impacto na força de trabalho. A tecnologia só vai gerar valor se for usada de maneira responsável e efetiva. Programas conduzidos de forma centralizada são essenciais para considerar as preocupações e impulsionar a adoção.
Saia na frente
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