PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE É LANÇADA PELO CDPI PHARMA

A gestão da qualidade é um dos pilares para o desenvolvimento de um medicamento com segurança e eficácia. Habilidade imprescindível para o profissional que atua na indústria farmacêutica, no entanto, quase 100% dos técnicos não recebem conhecimento específico sobre o tema na universidade. Quem deseja enveredar por esse segmento tem que buscar capacitações adicionais, quase sempre advindas de uma pós-graduação.

Não por acaso, aqueles que estão aptos nesta seara encontram oportunidades valiosas. Atento a essa necessidade de mercado, o CDPI Pharma – Centro de Desenvolvimento Profissional Industrial acaba de lançar a pós-graduação em Gestão da Qualidade e Formação de Auditores para a Indústria Farmacêutica. O curso é à distância, com aulas ao vivo e terá início em 20 de março de 2021. Pré-inscrições e condições especiais até o dia 30 de dezembro AQUI.

“Vamos capacitar profissionais que podem encontrar salários muito atrativos no mercado. O gestor de qualidade na indústria exerce papel decisivo na cadeia de suprimentos farmacêuticos. As indústrias farmacêuticas têm impulsionado o mercado farmacêutico e representam uma importante fonte econômica desse setor. A necessidade de desenvolvimento de métodos de controle e gestão da qualidade tem se colocado como um fator de melhoria da competitividade e permanência das indústria sem seu setor de atuação”, fala o diretor do CDPI Pharma e diretor do Ephar – Instituto Analítico, Poatã Casonato.

Outra matéria sobre o tema: RDC 301/19 favorece os requisitos que elevam a qualidade dos produtos

“A gestão da qualidade é uma habilidade que faz muita diferença. Eu sou uma pessoa que me desenvolvi muito tempo na área da qualidade e é uma área muito valorizada na indústria farmacêutica. Busca-se melhorar a qualidade continuamente para os pacientes, só que isso não é algo que se aprende facilmente na academia. Você sai da faculdade de Farmácia e nem sempre tem o conhecimento de como é o mundo real. Acredito que essa experiência do CDPI, com essa conexão com o mundo da indústria farmacêutica, promovendo essa gestão da qualidade de forma prática, vai agregar muito valor para os profissionais e também para as empresas, porque serão profissionais realmente preparados para fazer a diferença”, diz Wagner Moi, profissional com mais de 25 anos de experiência na indústria farmacêutica – mais de dez somente em cargos de direção na Europa.

De acordo com a diretora de Operações da Eurofarma, Roberta Souza, a área de qualidade acaba sendo um pouco parecida com a questão da liderança. As pessoas saem da faculdade com formação técnica e ao ingressarem no mercado aprendem forçadamente na cadeia.

“As pessoas saem do ambiente acadêmico de Farmácia com pouca formação e mais, as normas mudam muito, todo ano a Anvisa revisa legislações que são muito aplicadas na área de qualidade, então acabamos saindo sem essa formação. A pós-graduação específica, como a do CDPI Pharma, adiciona demais ao profissional de qualidade da indústria farmacêutica”, afirmou Roberta.

Guias e diretrizes

Profissionais da indústria necessitam compreender os guias e diretrizes do Conselho Internacional de Harmonização de Fármacos para Uso Humano (ICH). O ICH é o principal fórum mundial de harmonização de requisitos técnicos composto por autoridades de regulação e indústria farmacêutica.

O curso reúne referências no assunto para capacitar e formar auditores contemplando as principais ferramentas e características necessárias exigidas pelo tema e como guia e base legal. Serão abordados a RDC 301/19, ICH Q9 (gerenciamento de risco) e ICH Q10 (sistema da qualidade).

“O CDPI está trilhando um caminho muito bonito, porque ele amadureceu resolvendo a dor. Existe uma dor na indústria da falta de curso técnico que realmente entregasse valor por profissionais renomados do mercado, algo que não existe na faculdade de Farmácia. Hoje com o know-how que o CDPI tem, com a referência que ele já é dentro desse cenário, ele criou um background para poder dar um passo a mais”, destaca o professor do CDPI Pharma, Guilherme Margonari.

Segundo ele, o instituto não tentou pular etapas. Primeiro entendeu e atendeu à necessidade da indústria e, junto com esse público, que passou por todos os cursos até então, começou a construir esse projeto da pós-graduação. Além disso, é construído de acordo com os anseios da própria indústria que dita o que precisa.

Para o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Cimed, Júlio Umberto Rossi, trata-se de um grande curso da indústria farmacêutica para profissionais da indústria e outros mercados atrelados, agregando valores.

“O CDPI trabalha em uma sistemática com cursos mais curtos, porém com bons conteúdos, e hoje em dia é isso que o profissional quer, porque nem todo mundo tem esse tempo longo de fazer um MBA de dois anos. Com cursos menores e conteúdos muito pontuais daquilo que você quer desenvolver, em um ano você consegue ter a formação e aplicar isso no cotidiano”, afirma Rossi.

Módulos

As disciplinas do curso serão distribuídas em cinco grandes áreas:

  1. Auto-diagnóstico do sistema de gestão da qualidade
  2. Investigação de desvios de qualidade
  3. Tecnologia no sistema qualidade
  4. Qualidade operacional e logística
  5. Gestão de projetos e pessoas

O coach e consultor pessoal e empresarial, Renato Yaramo, destacou que vem de uma formação estritamente técnica e que o grande diferencial do CDPI Pharma é justamente não seguir por essa linha. “Claro que o técnico é fundamental, é o primeiro pilar, mas eu vejo mesmo com quem está na pós-graduação, que tem de haver essa visão do desenvolvimento comportamental”, acrescentou.

Metodologia

Aulas serão ministradas por profissionais que são referência nacional e internacional e professores renomados do meio industrial farmacêutico, somadas a uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil. Com carga horária de 400 horas, o programa tem duração de 12 meses.

A gestão pedagógica é de responsabilidade da Fundação Educacional Faculdade FAC LIONS, instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

“A iniciativa é super válida. O CDPI está atento basicamente ao que tem no mercado, qualidade é o que norteia o segmento que estamos hoje, é um dos tripés do desenvolvimento de um medicamento”, fala o gestor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Blau Farmacêutica, Fabrício Vargas.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (62) 98162-4758 ou pelo e-mail cursos@cdpipharma.com.br.

Participe do nosso grupo de WhatsApp para receber notícias relacionadas à indústria farmacêutica. Clique aqui e faça parte do seleto grupo CDPI Notícias.