Meeting CDPI 2023 reúne importantes profissionais para apresentar planejamento do ano

Por Egle Leonardi e Júlio Matos

CDPI Pharma – Centro de Desenvolvimento Profissional Industrial promoveu, no último dia 28 de janeiro, em São Paulo/SP, o Meeting CDPI 2023 – evento de apresentação do planejamento do instituto para este ano, que incluiu a divulgação de novos cursos e proporcionou importante networking entre os maiores nomes da indústria farmacêutica do Brasil e de fora dele. O corpo docente do CDPI é, sem dúvidas, um dos principais diferenciais no mercado de capacitação farmacêutica nacional, tendo contribuído, desde 2018, para o crescimento de mais de 12 mil pessoas.

“Reunimos aqui hoje 70  profissionais mais renomados do mercado farmacêutico industrial brasileiro, e que ajudam a construir a história exitosa que o CDPI Pharma trilha desde 2018. É uma história recente, mas com uma evolução que merece ser comemorada. Iniciamos em 2018 com quatro professores e atingimos, no ano passado, a marca de 108, o que se refletiu no salto em número de aulas em nossos cursos: fomos de 9 para 482. Somente em 2022 tivemos em nossas turmas 3031 alunos, que integram os mais de 12 mil capacitados em nossa instituição, o que nos orgulha e motiva diariamente”, disse o diretor do CDPI Pharma e do Ephar – Instituto Analítico, Poatã Casonato.

Responsável pela abertura do Meeting CDPI 2023, Casonato lembrou da reinvenção que o instituto passou durante a pandemia de Covid-19, tendo que migrar para o digital, o que mais adiante resultou na implantação de um sistema de ensino híbrido, com aulas presenciais e no modelo on-line. O diretor também destacou a força das redes sociais do CDPI, que já somam mais de 20 milhões de visualizações, com um crescimento de 287% no engajamento, entre janeiro de 2021 e dezembro de 2022.

“Segundo pesquisa da consultoria IQVIA, o mercado farmacêutico deve avançar 10,5% em 2023. Com relação às projeções de desempenho do segmento no Brasil, as empresas do setor preveem que a situação econômica irá melhorar neste ano: 57% delas estão otimistas sobre a recuperação dos empregos e o crescimento da economia no país. Além disso, o mercado de medicamentos deve crescer entre 9% e 12% ao ano até 2026. O Brasil responde por cerca de 2% do mercado mundial e, segundo o Sindusfarma, ocupamos o sétimo lugar em faturamento no ranking das 20 principais economias, com projeção de ocupar o quinto em 2023”, ressaltou Casonato.

O professor do CDPI Pharma e gerente de Pesquisa e Desenvolvimento na Brainfarma, empresa do Grupo Hypera Pharma, Renato Souza, afirma ser engrandecedor acompanhar e fazer parte da evolução da instituição. “Temos uma responsabilidade como professores, como participantes deste seleto grupo, uma responsabilidade social e é isso que me admira na posição de ensinar. No CDPI, tenho parceria, uma pessoa que confia em mim, que acredita no que eu digo, tenho confiança nos meus alunos, nas pessoas que estão a minha volta. Enquanto a instituição tiver essa base de parceria, amizade, confiança e trabalho sério, pensando não somente em números, mas com a visão de ‘vamos fazer o melhor por esse país’, estarei aqui”, garantiu Souza.

A diretora de Operações do CDPI Pharma, Heliana Brandão, apresentou o organograma do instituto e celebrou o crescimento da equipe e dos professores. “Quero agradecer a cada um de vocês que estão aqui. É exatamente por vocês que o CDPI existe. Vocês são a parte chave da instituição. Cada encontro com vocês resulta em lançamentos, parcerias e não há dúvidas de que reunimos os melhores profissionais do Brasil”, reiterou Heliana.

Vem aí

No âmbito da pós-graduação, o CDPI inicia no primeiro semestre, com turmas a partir de março, os cursos de Aulas Práticas em Laboratórios; Gestão da Qualidade e Formação de Auditores; Assuntos Regulatórios – Ênfase CMC e Internacional; P&D – Farmacotécnico/Produção de Medicamentos; e Indústria Farmacêutica – Conceito, Aplicações e Atuações.

Serão abertas novas turmas do Programa de Desenvolvimento Profissional Industrial – PDPI para Estatística na Indústria Farmacêutica; HPLC – Cromatografia Líquida Aplicada a Indústria Farmacêutica; Qualidade de Medicamentos; Bioequivalência; e Microbiológico.

Contudo, um dos destaques do Meeting CDPI 2023 foi o anúncio do Curso Preparatório para o Concurso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Um novo certame é considerado prioridade pelo novo governo. O diretor-presidente da Agência, Antônio Barra Torres, inclusive, já confirmou em entrevista recente a realização de uma nova seleção para o órgão. “A gente precisa ter um número de vagas para mitigar problemas. Temos muitos servidores idosos nos portos, aeroportos e fronteiras. É justo que eles se aposentem e não prejudiquem o serviço”, declarou Torres.

A preparação do CDPI Pharma para o concurso irá contar com professores da própria Anvisa ou que fizeram suas carreiras na Agência, como o ex-gerente-geral de medicamentos do órgão e membro do International Vaccine Institute, Gustavo Mendes; e o assessor técnico da Coordenação de Assessoramento e Avaliação do Resultado Regulatório, Henrique Mansano.

“É interessante pensarmos que este é um dos concursos mais difíceis no âmbito federal, será bastante disputado, mas o CDPI com o seu curso traz um diferencial que o mercado não tem, reunindo os conhecimentos que se precisa, de fato, para ser aprovado, passando por conceitos técnicos que somente quem está dentro da indústria e no setor regulado possuem e, também, conhecimentos que só são obtidos por quem está dentro do órgão e conhece de fato a aplicação de todas as regulações e sabem como elas são elaboradas. Esse curso preparatório é muito bem pensado, com uma programação única no mercado. O concurso é uma realidade muito próxima, até mesmo porque tivemos uma mudança de governo e isso traz uma mudança de entendimento daquilo que se espera para a estrutura do estado brasileiro”, garante Mansano.

Com 20 anos de Anvisa, Mendes ressaltou que a Agência representa um plano de carreira para muitas pessoas e reiterou que há um movimento de se lançar novos concursos para servidores para a renovação e necessidade de recompor o quadro profissional.

“O CDPI Pharma faz um trabalho incrível de reunir os principais atores do ramo industrial farmacêutico brasileiro e internacional. A ideia de trazer todos [para o Meeting CDPI 2023] para mostrar quais são os projetos e as perspectivas para os próximos lançamentos é fundamental, porque conseguimos nos planejar, ver o que é interessante, quais os próximos passos para as empresas se organizarem e se capacitarem para o futuro próximo”, falou Mendes.

De acordo com o executivo, o Brasil está num nível hoje de reconhecimento internacional não só pela Anvisa, mas pelo seu parque industrial, que demanda esse tipo de atividade. Não se pode falar de ciência e evolução das técnicas industriais sem falar de capacitação e os cursos precisam ter qualidade.

“Por isso que o CDPI oferece no mercado uma opção que é fundamental para nossa realidade. Vemos vários temas avançarem ao longo do tempo e o CDPI está sempre alinhado a eles. Um dos assuntos que revolucionou no ano passado foi a bioisenção, que teve um novo marco regulatório, isto é, são novas técnicas e novos fármacos que poderão se beneficiar dessa via de comparação de genéricos e similares, que permite o acesso mais rápido”, diz Mendes.

O membro do International Vaccine Institute, explica que a bioequivalência é um tipo de estudo fundamental para genéricos e similares, mas a bioisenção surge com uma proposta nova científica advinda do Conselho Internacional de Harmonização de Requisitos Técnicos para Produtos Farmacêuticos de Uso Humano (International Council for Harmonisation of Technical Requirements for Pharmaceuticals for Human Use – ICH) e incorporada pela Anvisa.

“As minhas aulas irão tratar sobre o que são esses avanços, um pouco do histórico e buscar atender as dúvidas que muitas pessoas têm para incorporar a nova normativa aqui no Brasil”, antecipa Mendes.

Direto da indústria

Segundo o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Cimed, Júlio Umberto Rossi, o Meeting CDPI 2023 foi uma iniciativa fantástica. “Não tinha como ser diferente, o CDPI sempre promove bons eventos e o de hoje trouxe grandes nomes da indústria farmacêutica para fazermos networking, para conhecermos o futuro do instituto e o quanto ele poderá agregar ao profissional farmacêutico, principalmente para aquele que quer entrar nesse mercado que está em amplo crescimento”, disse Rossi.

Para o membro do Conselho de Administração do Grupo Cimed, Amaraí Furtado, o encontro proposto pelo CDPI foi “um momento incrível em que conseguimos rever amigos, grandes profissionais e só uma pessoa como o Poatã é capaz disso. A qualificação de profissionais, além de ser um propósito do CDPI, é relevante ao extremo, porque a indústria farmacêutica é carente de especialização, de formação e o instituto será responsável por uma revolução em nosso segmento”, afirmou Furtado.

“O Meeting CDPI 2023 é algo incrível. É uma junção dos principais profissionais da indústria, gente gabaritada, com muito conhecimento, pessoas que construíram história na Anvisa, com 20 anos de carreira, que ocupam cargos de gestão, ou seja, com muito a contribuir no ensino e na construção de um medicamento, de uma solidez do mercado industrial farmacêutico. É motivo de muita alegria aproveitar esse momento”, complementou o Analista de Desenvolvimento Sênior da Hypera, Paulo Vitor Bueno.

O CDPI é inovador porque ele tirou da caixinha muitos assuntos que muitas vezes eram só vistos na universidade. A instituição trouxe para quem já terminou ou para quem está terminando a faculdade a aplicabilidade das matérias que a gente aprende na graduação. O CDPI tem uma grande responsabilidade na formação, numa formação social, porque aqui tem-se a oportunidade de aprender aquilo que realmente está impactando o mercado”, destaca a servidora da Anvisa, Betiza Matheus.

“O CDPI montou um grupo técnico que você poderá acionar para tirar dúvidas, pessoas que realmente estão atualizadas nas legislações no que é mandatório para a indústria farmacêutica”, sentencia a executiva de Qualidade e P&D, Valéria Santos.

Participe do nosso grupo de WhatsApp para receber notícias relacionadas à indústria farmacêutica. Clique aqui e faça parte do seleto grupo CDPI Notícias.