Princípios da estatística e suas aplicações na indútria

Por Redação CDPI

A estatística é a ciência que utiliza um conjunto de métodos apropriados à coleta, apresentação, observações, análise e interpretação de dados, tendo como objetivo a compreensão de uma realidade específica para tomada de decisão.

O conhecimento nesta área está cada vez mais necessário à medida em que tende atender as exigências da indústria farmacêutica. O desafio enfrentado no dia a dia não é a escassez de informações, mas a forma como os dados são usados e se tornam disponíveis para a tomada das melhores decisões.

Apesar da estatística estar se tornando cada vez mais utilizada na indústria farmacêutica, pode-se dizer que ainda não se chegou nem perto de aproveitar todo o potencial desta ferramenta. Isso ocorre porque os conceitos são aplicáveis em praticamente todas as etapas industriais, desde o desenvolvimento de um produto até sua comercialização, porém ainda há poucos profissionais que dominam o assunto com propriedade.

A estatística pode ser aplicada em todas as fases do ciclo de vida de um produto. É possível conectar os dados gerados desde o desenvolvimento galênico, como por exemplo, o resultado de dissolução pode ser relacionado com a dureza ou com desintegração e o diferencial é saber qual caminho seguir depois de avaliar essas informações para um desenvolvimento mais assertivo e com menores riscos.

Outras áreas usam a estatística como ferramenta em sua rotina diária como a estabilidade que avalia a tendência dos resultados dos estudos, a bioequivalência que determina a correlação entre medicamento teste e seu referência, as variações aceitáveis dos parâmetros da validação de processo e da validação de método analítico, são exemplos de como a estatística é fundamental no cotidiano das indústrias.

As ferramentas estatísticas estão aí para ajudar a correlacionar esses dados e compreender o todo, não somente algum ponto específico. Uma pessoa que conhece a estatística sabe que ela se trata de uma ferramenta probabilística e não determinística como a matemática por exemplo, desta forma é preciso lidar com os resultados obtidos e ser mais racional do que simplesmente uma ferramenta utilizada para aprovar ou reprovar um parâmetro.

O tratamento dos dados é realizado por meio de ferramentas estatísticas e softwares apropriados e a aplicação dessas técnicas exige uma quebra de paradigma dentro da indústria farmacêutica com a integração de diferentes áreas. A avaliação multidisciplinar entra os setores facilita a discussão dos dados obtidos, a correlação entre eles e os passos seguintes diante das informações levantadas.

Em suma, entender como a estatística pode contribuir para o sequenciamento de ações e tomada de decisões, é a função fundamental dessa ferramenta no contexto da indústrias farmacêuticas que estão conectadas com as legislações atuais e com as dinâmicas mais modernas de tratamento de dados.

Saia na frente

Com o grande crescimento da indústria farmacêutica, a demanda por profissionais capacitados tem aumentado exponencialmente e pensando nisso o CDPI preparou a Pós-Graduação – Estatística aplicada a indústria farmacêutica, especificamente voltada para capacitar profissionais que desejam entrar nesse universo tão promissor.

Clique aqui e conheça a Pós-Graduação – Estatística aplicada à indústria farmacêutica.

Participe do nosso grupo de WhatsApp para receber notícias relacionadas à indústria farmacêutica.

Clique aqui e faça parte do seleto grupo CDPI Notícias.