O poder da diversidade e inclusão na melhoria da qualidade na Indústria Farmacêutica

Por André Moreira Fernandes

A indústria farmacêutica desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e no bem-estar das sociedades em todo o mundo, e sua missão é desenvolver medicamentos seguros e eficazes, que ajudem a promover a saúde e melhorem a vida das pessoas, para que elas não só vivam mais, mas também com mais qualidade.

Para atender a essas demandas cruciais, a diversidade e a inclusão emergem como componentes vitais para aprimorar a Qualidade na indústria farmacêutica e falar sobre diversidade e inclusão é importante porque, cada vez mais, trabalhos simples serão automatizados, e trabalhos criativos e que requerem habilidades interpessoais para resolução de problemas e conflitos terão mais relevância. Nós, que estamos inseridos no mundo corporativo dessas indústrias, precisamos encontrar uma forma de motivar as pessoas a realizar essas tarefas, uma vez que temos comprovado, na prática, que os incentivos tradicionais já não funcionam, pelo menos não da mesma forma que funcionavam com as gerações anteriores.

É fundamental estarmos preparados para atender às necessidades de uma população cada vez mais diversificada, e a diversidade e a inclusão na força de trabalho desempenham um papel central nesse processo, pois, a incorporação de diversos pontos de vista e experiências pode desempenhar um papel transformador na garantia da qualidade dos medicamentos que chegam aos pacientes, uma vez que a inclusão de perspectivas diversas em todos os aspectos da indústria farmacêutica pode levar a inovações, abordagens mais eficazes e aprimoramentos significativos na qualidade dos medicamentos, e é evidente que a busca pela excelência passa pela promoção de um ambiente inclusivo, onde a diversidade é, além de valorizada, uma ótima ferramenta para acolher e incorporar diversas perspectivas.

Mais que uma vantagem competitiva, a diversidade é uma necessidade ética, e acredito que as empresas já se deram conta disso, a grande questão hoje em dia é: e quanto a inclusão? Convido a todos que dedicaram um tempo para ler este artigo até aqui a se perguntar o seguinte: na empresa onde você atua, onde estão inseridas as pessoas diversas? Se ao fazer esse questionamento notar que poucas estão inseridas em posições de liderança, aqui vai outra pergunta: O que você ou sua empresa tem feito para, além de contratar, treinar e capacitar essas pessoas para assumir cargos de liderança, se esse for o desejo delas?

Para te ajudar nesse questionamento, lembre-se de que a inclusão da diversidade em cargos de liderança não apenas contribui para uma cultura mais justa e equitativa, mas também oferece vantagens competitivas tangíveis que impulsionam o sucesso, em médio e longo prazos, das empresas, pois cria um ambiente de trabalho inclusivo, promovendo a colaboração e a retenção de talentos, fazendo da sua empresa um ambiente no qual os colaboradores se sentem valorizados, respeitados e com chances igualitárias de crescimento profissional. Ao entender, de fato ,a importância disso, você e sua empresa estarão fazendo não só do seu local de trabalho, mas também do mundo, um lugar um pouquinho melhor para a sua geração e para as que ainda virão…

 

André Moreira Fernandes é Farmacêutico & Bioquímico no Brasil, Químico Farmacêutico no Chile, possui MBA em Gestão de Empresas, Marketing, Gestão de Pessoas e Psicologia organizacional. Tem 30 anos de experiência na indústria farmacêutica, tendo trabalhado em indústrias nacionais e internacionais.

Saia na frente

Com o grande crescimento da indústria farmacêutica pelo país, a demanda por profissionais capacitados tem aumentado exponencialmente e pensando nisso o CDPI preparou várias Pós-Graduações especificamente voltadas para capacitar profissionais que desejam entrar nesse universo tão promissor.

Clique aqui e conheça todas as oportunidades que podem mudar sua carreira profissional.

Participe do nosso grupo de WhatsApp para receber notícias relacionadas à indústria farmacêutica. Clique aqui e faça parte do seleto grupo CDPI Notícias.